POLÍTICA DE PRIVACIDADE

É compromisso da FRINUNO apenas recolher, armazenar, processar ou eliminar os seus dados pessoais com transparência e que sejam essenciais para lhe prestar os melhores serviços. Vamos informá-lo de como utilizamos os seus dados pessoais e para que objetivos com a garantia de que recolhemos e guardamos os seus dados pessoais tendo como referência as melhores práticas no domínio da segurança e da proteção dos dados pessoais

A utilização e proteção dos dados pessoais do Cliente que se encontrem sob a responsabilidade da FRINUNO cumprem o disposto no Regulamento UE 2016/679.

Nesta Política de Privacidade, o termo “Dados Pessoais” significa o conjunto de informações que se relacionam consigo e que nos permite identificá-lo(a), direta ou indiretamente. Os seus dados pessoais podem incluir, por exemplo, o seu nome, o seu número de identificação fiscal, os seus contactos (físicos ou eletrónicos), as suas transações e as suas interações connosco.

 

1) RESPONSÁVEL PELO TRATAMENTO DOS DADOS PESSOAIS

O responsável pelo tratamento dos dados pessoais é a sociedade Frinuno – Equipamentos Hoteleiros e de Refrigeração, Lda, nipc 505 727 757, com sede na Rua da Póvoa, n.º 766, Zona Industrial de Amorim, 4495-125 Amorim, Póvoa de Varzim, matriculada na Conservatória do Registo Comercial da Póvoa de Varzim sob o número 505727757.

 

2) A FRINUNO PODERÁ RECOLHER AS SEGUINTES CATEGORIAS DE DADOS PESSOAIS:

i. Dados de identificação de cliente – nome, morada, telefone, e-mail, data de nascimento e género – quando se regista na loja online.
ii. Dados de cliente – nome e número de identificação fiscal – quando adquire os
nossos produtos ou serviços.
iii. Dados de utilizadores com compras online:
a) Dados de identificação do Utilizador – nome, e-mail, morada, número de identificação fiscal – quando efetua uma compra online;
b) Dados de cartão de crédito – nome do titular do cartão, número do cartão, a sua validade e respetivo código de segurança – quando efetua o pagamento com cartão de crédito;
c) Dados de cliente para entregas ao domicílio – nome, morada, código postal, contacto telefónico, e-mail, detalhes da compra – quando solicita entrega ao domicílio da compra efetuada.
iv. Dados de cliente para serviços de pós-venda – nome, morada, código postal,
contacto telefónico, e-mail, detalhes da compra, garantia do artigo – quando solicita a reparação de um artigo ou efetua uma reclamação de qualidade;
v. Gravação de chamadas, emails ou chats para contactos à distância – quando contacta a equipa de apoio ao Cliente.
vi. Dados dos utilizadores registados na newsletter – e-mail.

 

3) A UTILIZAÇÃO DOS DADOS PESSOAIS TEM OS SEGUINTES OBJETIVOS:

i. Gestão do programa de registo na loja online – para facilitarmos o processo de compra e gestão da sua conta de Cliente;
ii. Marketing e marketing direto – para informar sobre notícias e ofertas que poderão ser do interesse do cliente;
iii. Newsletter – para informar sobre notícias e ofertas que poderão ser do interesse do potencial cliente;
iv. Gestão de transações – para emissão de faturas de aquisição de bens e serviços;
v. Entregas ao domicílio – para se proceder à entrega das compras no seu domicílio;
vi. Contactos apoio ao Cliente – para conseguirmos prestar um serviço de apoio, antes, durante e após a venda;
vii. Garantias e apoio pós-venda – para permitir aceder aos serviços de reparação dos produtos que adquiriu com garantia e podermos proceder à sua reparação ou substituição;
viii. Gestão de serviços – para podermos prestar o serviço que nos contratou, por exemplo, alertas ou pedidos de disponibilização de stock de produtos.

 

4) PRAZO DE CONSERVAÇÃO DOS DADOS PESSOAIS:

A FRINUNO conserva os dados pessoais apenas durante o período que for necessário para
cumprir os objetivos no ponto 3) e para cumprir a lei. Uma vez atingido o prazo máximo de conservação, os seus dados pessoais serão anonimizados ou destruídos/eliminados de forma segura.

Os prazos de retenção, mais relevantes, são os seguintes:
i. Gestão do programa de registo na loja online – retemos todos os dados pessoais durante 3 anos após a última compra registada na loja online;
ii. Marketing e marketing direto e Newsletter – no caso de ser um Cliente registado na loja online retemos os seus dados durante 3 anos após a sua última compra, caso contrário o período de retenção é 1 ano após a última reação às nossas comunicações (ex: abertura de e-mail, clique no link de SMS, entre outros);
iii. Gestão de transações – retemos os seus dados durante o período de 3 anos;
iv. Entregas ao domicílio – retemos os seus dados durante o período de 3 anos;
v. Contactos apoio ao Cliente – retemos a gravação das suas chamadas durante 3 meses e o registo das suas interações escritas durante 3 anos;
vi. Garantias e apoio pós-venda – retemos os seus dados durante o período de 3 anos;
ix. Gestão de serviços – retemos os seus dados durante o período de 1 ano.
x. Dados de cliente (nome e número de identificação fiscal) – são conservados pelo período de 10 anos após a emissão da última factura, para cumprimento das obrigações contabilísticas da empresa, nos termos definidos do CIRC, na medida em que esses dados constam dos registos contabilísticos e respectivos documentos de suporte

 

5) PARTILHA OU TRANSFERÊNCIA DE DADOS

A FRINUNO não irá comunicar ou transmitir os seus dados pessoais, nem transferir os seus dados pessoais para países terceiros à União Europeia.

 

6) MEDIDAS DE PROTEÇÃO DOS DADOS PESSOAIS

Dispomos de uma diversidade de medidas de segurança da informação, alinhadas com as melhores práticas nacionais e internacionais, de modo a proteger os seus dados pessoais, incluindo controlos tecnológicos, medidas administrativas, técnicas, físicas e procedimentos que garantem a proteção dos seus dados pessoais, impedindo a sua utilização indevida, o acesso e divulgação não autorizada, a sua perda, a sua alteração indevida ou inadvertida, ou a sua destruição não autorizada.
Entre outras, destacamos as seguintes medidas:
i. Acesso restrito aos seus dados pessoais apenas por quem deles necessita para os objetivos que nos propusemos acima;
ii. Armazenamento e transferência de dados pessoais apenas de forma segura;
iii. Proteção dos sistemas de informação através de dispositivos que impeçam o acesso não autorizado aos seus dados pessoais;
iv. Implementação de mecanismos que garantem a salvaguarda da integridade e da qualidade dos seus dados pessoais;
v. Monitorização permanente dos sistemas de informação, com o objetivo de prevenir, detetar e impedir o uso indevido dos seus dados pessoais;
vi. Redundância de equipamentos de armazenamento, processamento e comunicação de dados pessoais, para evitar perda de disponibilidade.

 

7) UTILIZAÇÃO DE COOKIES

Os cookies são pequenos ficheiros de texto enviados para o seu computador ou dispositivo móvel quando visita websites. Os cookies permitem melhorar o desempenho e a experiência da navegação dos nossos utilizadores, possibilitando armazenar e recuperar informação sobre os seus hábitos de navegação por forma a personalizar a navegação de acordo com as suas preferências.
Os cookies que a FRINUNO recolhe não permitem identificar o utilizador, guardam apenas
informações genéricas, designadamente a forma e/ou local de acesso e o modo como usa os Websites. Os cookies retêm apenas informação relacionada com as suas preferências como utilizador.
Estes são os tipos de Cookies que utilizamos em www.frinuno.com:
• Cookies de sessão: cookies temporários que permanecem em arquivo de cookies do navegador até que seja abandonada a página web, pelo que não fica qualquer registo no disco rígido do utilizador. A informação recolhida por estes cookies serve para analisar padrões de tráfego do site. Os cookies de sessão permitem melhorar o conteúdo e também a usabilidade do site.
• Cookies de análise: São aqueles que bem tratados pela FRINUNO, permitem quantificar o número de utilizadores e realizar a medição e análise estatística de como os utilizadores usam o serviço oferecido. Examinamos a sua navegação no nosso site, com o objetivo de melhorar o fornecimento de produtos ou serviços que lhe disponibilizamos.
• Cookies publicitários: São aqueles que bem tratados por nós ou por terceiros, nos permitem gerir de uma forma mais eficaz a oferta de espaços publicitários que existem no site, podendo analisar os seus hábitos de navegação e mostrar-lhe publicidade relacionada com o seu perfil de navegação.
Se preferir não permitir cookies tem a possibilidade de desativar os cookies no navegador de internet (browser) que utiliza, mas deverá ter em conta que poderá impedir que algumas páginas Web sejam apresentadas corretamente.
Todos os browsers de navegação permitem ao utilizador aceitar, recusar ou apagar cookies através da seleção das definições avançadas do navegador. A configuração dos cookies pode ser realizada no menu “opções” ou “preferências”. Deve, no entanto, ter em atenção, que a desativação dos cookies pode impedir que alguns serviços web funcionem corretamente, podendo afetar parcial ou totalmente a sua navegação no site.

 

8) EXERCÍCIO DOS DIREITOS DE PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS

Em determinadas circunstâncias, tem o direito de aceder ou de nos solicitar:

i. Informação adicional sobre a utilização que fazemos dos seus dados pessoais;
ii. Os seus dados pessoais;
iii. Que transmitamos os seus dados pessoais que nos forneceu a outra entidade;
iv. A atualização dos seus dados pessoais;
v. O apagamento dos seus dados pessoais;
vi. A não ficar sujeito a decisões individuais e automatizadas;
vii. A oposição ao tratamento dos seus dados pessoais;
viii. A limitação da forma como utilizamos os seus dados pessoais enquanto os corrigimos ou esclarecemos eventuais dúvidas sobre o seu conteúdo ou sobre a utilização que deles fazemos;
ix. A disponibilização de um canal para que possa contestar decisões que tenham tido por base os seus dados pessoais.

Tem ainda o direito de retirar ou alterar, a qualquer momento, o consentimento que nos tenha dado para utilizarmos os seus dados pessoais.

O exercício destes direitos é excecionado quando os seus dados pessoais são utilizados para salvaguarda do interesse público, nomeadamente em casos de deteção e prevenção de crimes.
Para exercer os seus direitos de proteção de dados pessoais ou sempre que tenha alguma questão sobre a utilização que fazemos dos seus dados pessoais clique aqui ou contacte-nos através do correio eletrónico frinuno@frinuno.pt.

Caso esteja insatisfeito com a forma como utilizamos os seus dados pessoais ou com a nossa resposta à sua solicitação de exercício dos seus direitos, poderá apresentar reclamação à Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD) – Endereço: Rua de São
Bento, 148 – 3º, 1200-821 Lisboa – Telefone: +351213928400 – Fax: +351213976832 –
Endereço eletrónico: geral@cnpd.pt